domingo, 8 de agosto de 2010

FOLCLORE

Vamos estudar um pouco sobre o FOLCLORE.
Pesquisando no dicionário Aurélio encontramos para a palavra FOLCLORE: "s.m. Conjunto de tradições lendas, canções, costumes de um país; Manifestações pitorescas fato ou história inveridica."
O Folclore é caracterizado por mitos e lendas que sobrevivem ao logo do tempo passado de geração para geração.
Muitas histórias nascem a partir de fatos reais que são fantasiados pela imaginação das pessoas, principalmente de moradores das regiões do interior do Brasil. Essas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar pessoas.
Muitas festas populares que acontecem por todo o Brasil surgiram por meio de mitos e lendas.
Mas qual é o significado de mito e lenda?
As lendas são histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. No enredo, misturam-se fatos reais e históricos com acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Para os povos da Antiguidade, eles serviam para dar sentidos as coisas do mundo justificando principalmente, os fenómenos da Natureza.
Os mitos serviam também como forma de transmitir conhecimentos e alertar as pessoas sobre os perigos, defeitos ou qualidades do ser humano. Criavam-se deuses,heróis e personagens sobrenaturais que se misturavam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao Mundo.
Como o Folclore representa as tradições, lendas e crenças de um país, ele pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimenta de uma nação.
O Folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país é possível compreender o seu povo e conhecer a sua história.
Segundo o Dicionário Aurélio, o Folclore faz parte da antropologia. O campo de estudos dos folcloristas é muito vasto: lendas, musicas, adivinhações, crendices, provérbios, poesias, jogos é demais práticas populares. São elas transmitidas de geração a geração,oralmente ou por ensinamentos práticos, sem influência da educação oficial.
O Dicionário Aurélio cita Sílvio Romero como o primeiro folclorista brasileiro, pois publicou ao final do século passado uma coletânea de contos e poesias populares nacionais.
Para que certo costume seja considerado realmente Folclore, os estudiosos dizem que é preciso este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Atualmente existem centros e comissões de pesquisas folclóricas, periódicos e sociedades que congregam grande número de estudiosos dessa ciência.
A palavra FOLCLORE surgiu a partir de dois vocabulários saxônicos antigos: FOLK em inglês significa POVO e LORE significa CONHECIMENTO. Então a palavra Folclore significa conhecimento do povo o u conhecimento popular.
O termo folclore foi criado por William John Thoms (1.803 - 1.885), era pesquisador da cultura europeia. Em 22 de agosto de 1.846, William John publicou um artigo intitulado Folk-lore. Após a reforma ortográfica de 1.934, eliminou-se a letra "K", e a palavra perdeu o hífen ficando a palavra como conhecemos atualmente, FOLCLORE.

Fontes: www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
            www.velhosamigos.com.br/.../diafolclore4.html
            www.infoescola.com/folclore/folclore-sobre-a-etimologia/
            www.brasilescola.com.br/