sábado, 31 de julho de 2010

DIA DOS PAIS - História

A comemoração do Dia dos Pais foi uma idéia de Sonora Luise, uma cidadã amarecana da cidade de Spokane nos Estados Unidos.Em 1.909, Sonora ouvia a um sermão dedicado às mães e teve a idéia de criar uma data para homenagear os pais. A razão para que ela se dedicasse para a criação de uma data que homenageasse os pais, se deu pela grande admiração e amor que tinha por seu pai William Jackson Smart. O pai de Sonora tinha sido ex-combatente de guerra e passado por alguns momentos dificeis em sua vida, mas que foram superados com muita dedicação.
Em 1.910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane em Washington - EUA, sendo que o Dia dos Pais foi comemorado naquele mesmo ano no dia 19 de junho, data do aniversário de seu pai, Sr. William Jackson. A rosa foi a flor usada como simbolo daquele evento, sendo que as rosas vermelhas representavam os pais vivos e as rosas brancas,os pais já falecidos.
A data foi difundida em toda a Spokane e em seguida, para todo o estado de Washington.
Em 1.924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a comemoração do Dia dos Pais em todo o Estados Unidos, sendo que no ano de 1.966 foi assinado pelo presidente Lyndon Johnson a proclamação presidencial declarando o 3º domingo de junho como Dia dos Pais.
Finalmente, o presidente Richard Nixon oficializa no ano 1.972 o Dia dos Pais.
No Brasil, a data foi criada por Sylvio Bhering, sendo comemorada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
O Dia dos Pais no Brasil é comemorado sempre no 2º domingo do mês de Agosto.
A data comemorativa do Dia dos Pais varia de um país para outro.
O importante mesmo é que podemos homenagear esse homem que é figura tão importante e marcante em nossas vidas.